Cadastro de título via ONIX

Com o ONIX você pode inserir na Metabooks, de maneira estruturada diversas informações sobre o seu produto. Além disso, o formato ONIX permite uma troca de dados mais ampla e não suportada por outros formatos de transferência, como, por exemplo, o cadastro de títulos via Excel. A título de exemplificação: no campo “Autor” podem ser incluídos, além do nome, informações adicionais Como, por exemplo, a data de nascimento e óbito, profissão, dados biográficos e etc.

Por isto, o ONIX é o formato mais recomendado pela Metabooks para o envio de dados para cadastro de títulos.

Processo de geração da mensagem ONIX

O processo de geração do ONIX é normalmente realizado por um software de publicação. Caso a sua editora não utilize um software que suporte o processo de geração do ONIX, há diversas prestadoras de serviço que oferecem alternativas para a geração das mensagens ONIX. Tendo incluído as informações sobre seu produto na Metabooks, você pode exportar os seus dados ONIX através do exportação de títulos.

Formato do arquivo & especificações

O ONIX é um formato de troca baseado no XML, através do qual uma “mensagem ONIX” é gerada, à qual pode ser adicionada a quantidade desejada de produtos e de informações sobre estes. Informações do produto podem ser inseridas em forma textual (título), codificada (status de disponibilidade) ou como Link (link para uma capa na editora).

Informações detalhadas para a geração de uma mensagem ONIX são encontradas nas espeficações ONIX.

Formatos ONIX à disposição:

Requisitos da Metabooks para o cadastro de títulos via ONIX

Um determinado número de campos obrigatórios deve ser preenchido quando do cadastro de títulos via ONIX, por exemplo:

  • GTIN
  • Título
  • Editora
  • NCM
  • dados de disponibilidade
  • BISAC
  • Preço (inclusive o tipo de preço)
  • Tipo do produto
  • Data de publicação

Além disso, uma enorme quantidade de informações distintas também pode ser enviada à Metabooks. Explicações pormenorizadas e exemplificações para uma correta disponibilização de informações via ONIX, aqui: Recommendations for Metabooks ONIX

Retorno automático para o seu cadastro de títulos via ONIX

Você receberá automaticamente uma mensagem sobre possíveis erros no seu título cadastrado via ONIX. A notificação acontece sempre à meia noite e é enviada ao email que realizou o cadastro/ foi inserido na mensagem. Caso você envie mais de um documento à Metabooks em um mesmo dia, você receberá um feedback para todos os produtos/arquivos que foram recebidos pela Metabooks neste dia.

Uma visão geral detalhada dos erros comuns quando do cadastro de títulos via ONIX, aqui: Upload-Feedback