Cadastro de títulos via Excel

A transferência de dados de títulos por meio de importação de planilhas Excel serve principalmente a editoras de pequeno e médio porte. A importação de planilhas Excel representa uma solução ideal para sua editora, caso seu catálogo de títulos seja grande demais para tratamento de dados individualmente via interface da www.metabooks.com e a editora não disponha de um banco de dados com interface de exportação ONIX.

Aviso: Em virtude da limitação de formato, o volume de informações de produtos que pode ser enviado por meio de cadastro de títulos via Excel para a Metabooks é menor que o oferecido no Cadastro de títulos via Onix bem como na plataforma online. No entanto, os dados armazenados na plataforma online serão mantidos e não se perderão no caso de novas alterações via Excel.

Com a possibilidade de completar, substituir ou apagar (atualizações incrementais) conteúdos únicos diretamente com cadastros de títulos via Excel, esse processo também serve para realizar ajustes em seu catálogo de títulos (ex: inclusão de palavra-chave posterior ou classificação “thema”).

Cadastradores ONIX também podem enviar cadastros de títulos via Excel.

Atenção: entregas via ONIX feitas a posteriori precisam conter também as manipulações enviadas via Excel, pois os cadastros de títulos em ONIX não são atualizações incrementais, e, caso contrário, as alterações realizadas via Excel serão novamente excluídas pelo cadastro de títulos via ONIX.

Tipos de tarefa via Excel

A importação via Excel é possível tanto para novos cadastros como para alterações em títulos já disponíveis na base de dados. Para diferenciar as possibilidades do processo de importação, é necessário trabalhar com diferentes tipos de tarefa. No upload de um cadastro de título via Excel na Metabooks, o nome do arquivo identifica se há novos cadastros, alterações e etc.

Veja em nossos modelos como os campos devem ser utilizados em um arquivo Excel. Os modelos servem como ponto de partida para criar um documento Excel adequado às suas necessidades e que contenha todas as informações relevantes do produto.

Campos para o cadastro de títulos

Para a importação via Excel é recomendada a inserção das informações de produto utilizadas com mais frequência pelas editoras. Elas compreendem uma grande parte do conteúdo a ser inserido na plataforma online.

Aviso: Caso os campos a seguir não pareçam suficientes por conta do volume limitado, aconselhamos que não realize o cadastro de títulos na Metabooks exclusivamente por via Excel.

Convenções de dados

Atualmente, a importação de planilhas Excel para a Metabooks pode ser feita a partir de arquivos nos formatos xls e xlsx. Arquivos em formato csv não são processados.

Exportação de Excel

Produtos que estejam na Metabooks podem ser exportados para a plataforma online em diferentes formatos por meio da Função Exportação de Títulos. Além disso, são possíveis também as seguintes forma de exportação Excel.

Reimportação via Excel

O arquivo criado com a Reimportação via Excel contém os mesmo campos utilizados para a Importação via Excel.

Por meio da Reimportação via Excel é possível se informar sobre a situação atual de um produto na Metabooks, ajustá-la e refazer o seu upload.

Atenção: o nome do arquivo precisa ser alterado de acordo com o tipo de tarefa desejado.

Excel

Também está disponível uma exportação de Excel configurável, que contenha, além dos dados dos títulos, informações adicionais sobre a editora (endereço, contatos etc.) ou sobre os status de disponibilidade.

Existem três tipos de exportação:

• Inserções completas
• Inserções curtas
• Definido pelo usuário

Dependendo do tipo de exportação, um volume diferente de campo será exportado. No caso de exportação definida pelo usuário, é possível definir concretamente os campos a exportar.