Transferência de dados para a Metabooks

Na Metabooks é possível fazer não apenas a manutenção de informações de um produto a fim de transferir dados editoriais ao setor comercial, a bibliotecas, livrarias e prestadores de serviço de maneira extremamente eficiente, mas também o envio de Metadados (via ONIX ou Excel) e Arquivos de mídia.

A Metabooks submete todos estes dados a um controle automático de qualidade e padronização, a fim de facilitar o processamento imediato dos dados pelo comércio. Também estão disponíveis às editoras os seus respectivos dados “padrão de mercado”, através da Exportação de títulos via ONIX ou Excel, para transmissão a parceiros e revendedores.

Informações sobre como enviar arquivos à Metabooks via Upload FTP.

Você receberá uma mensagem automática sobre o status de seu upload para cada arquivo enviado à Metabooks. Em Feedback automático sobre a transferência de dados encontram-se mais informações sobre o tipo de feedback que será recebido de acordo com o arquivo enviado.

Envio de Metadados

Cadastro de títulos via ONIX

ONIX (abreviatura de ONline Information eXchange) é um formato de arquivo standard e internacional, utilizado para a troca de metadados bibliográficos e informações de produtos com livrarias de todo o mundo.

O ONIX permite que seus produtos e as informações relacionadas a estes sejam especificados de uma forma muito profunda e diferenciada, em um formato de fácil leitura maquinária.

ONIX é o formato de troca líder no comércio livreiro alemão. O ONIX é extremamente adequado à transferência de dados em grande quantidade devido a seu formato padronizado, o qual assegura a todas as partes envolvidas uma leitura idêntica das informações do produto e possibilita um mapeamento das características específicas de cada país.

Como enviar mensagens ONIX para a Metabooks, aqui:

Cadastro de títulos via Excel

A transferência de dados de títulos via Excel se destina principalmente às editoras de pequeno a médio porte. Caso seu inventário de títulos seja grande demais para a manutenção de todos os dados na Metabooks e você não possua um banco de dados com interface de exportação ONIX, então a importação via Excel é a solução ideal para sua editora.

Os procedimentos para cadastro via Excel são definido pela Metabooks e não seguem um padrão internacional. Cadastros via Excel são definidos pelo tipo de transação. No meio de uma transação é definida qual ação (novo cadastro, atualização e etc) está sendo executada no título em questão e quais informações sobre este podem – ou mesmo devem – ser inseridas. Para cada título deve ser preenchida uma linha no arquivo Excel e as colunas devem conter o conteúdo determinado em seus nomes.

Mais informações sobre como arquivos Excel devem ser transferidos à Metabooks, aqui:

Envio de arquivos de mídia

Em decorrência da apresentação e venda de produtos na Internet, os arquivos de mídia para enriquecimento das informações do produto juntamente dos dados bibliográficos ganham cada dia mais importância. Fotos para capa, imagens do interior do livro, sinopse, textos do capítulo de amostra, gravações de leituras realizadas pelo autor, material publicitário como Trailer e etc. podem ser adicionados por você a cada um de seus títulos, a fim de aproximar o cliente do seu título.

Uma cópia de seus artigos de mídia será mantida na Metabooks para garantir que estes estarão à disposição do mercado a qualquer momento.

O envio de arquivos de mídia pode ser realizado das seguintes maneiras:

  1. Envio dos Links de seus arquivos de mídia em um cadastro via ONIX ou Excel (veja Envio de metadados), para que a Metabooks realize o download destes através dos respectivos endereços online.
  2. Carregamento dos arquivos nos Metadados referentes a um título através do Upload FTP na Metabooks.
  3. Adição de arquivos de mídia aos títulos contidos na Metabooks.

Upload FTP

Para possibilitar uma transferência de arquivos simples e segura, nós lhe oferecemos acesso ao servidor FTP. Para carregar arquivos ao servidor Metabooks você irá precisar de um software (cliente FTP) em seu computador.

Informações sobre quais programas utilizar para o carregamento de arquivos, como estes devem ser configurados e como acessar ao servidor Metabooks, aqui:

Feedback automático sobre a transferência de dados

O envio de dados à Metabooks está sujeito à correção. É verificado, por exemplo, se as regras de formatação foram observadas, se os campos obrigatórios foram preenchidos e se foram evitadas contradições a respeito do conteúdo.

A Metabooks oferece uma variedade de formas para verificação da plausibilidade e para a correção automática de informações do produto.

Determinadas correções requerem melhorias nos dados que somente podem ser realizadas pela editora. Algumas sugestões de melhorias são opcionais (por exemplo: complementação das medidas), e outras são obrigatórias, já que sem o ajuste destas não é possível a importação para a Metabooks (por exemplo: complementação da data de publicação).

Toda vez que você enviar dados à Metabooks, você receberá uma mensagem, à meia noite, dizendo se seu produto foi devidamente importado ou se são necessárias correções. Caso você tenha enviado mais de um arquivo no mesmo dia, o feedback será dado de forma conjunta para todos.

Mais informações acerca do retorno automático sobre o envio de arquivos, aqui: