Relatórios

Na página de relatórios da Metabooks você obtem uma visão geral do status de qualidade de seus títulos. Nesta página será exibida a quantidade de títulos pertencente a cada classificação, nomeadamente “ouro”, “prata” e “bronze”

O respectivo estado de qualidade é definido através do processamento dos chamados “campos de status relevantes”. Para melhor compreensão, um relatório atualizado é disponibilizado todos os dias.
O relatório indica quais campos de status relevantes foram processados e quais faltam para alcançar o status de “ouro”.

O relatório é gerado diariamente e pode ser baixado no formato Excel. O tempo de download varia de acordo com o tamanho do arquivo e da quantidade de títulos, podendo demorar um pouco caso o arquivo seja muito grande. Assim que o arquivo estiver à sua disposição, será exibido na caixa de diálogo de seu navegador ou em sua pasta de downloads.

Para o seu maior conforto, o arquivo é entregue com opções de filtro para a avaliação de dados.

Quer deixar o seu catálogo 100% Ouro? Siga a nossa CHECKLIST!

CHECKLIST 100% Ouro!

Faça uma análise do seu acervo na plataforma Metabooks e crie uma rotina de gerenciamento de metadados
Não é por acaso que essa é a nossa primeira dica. Ter conhecimento da qualidade de seus dados, realizando um acompanhamento e, mais do que isso, tomando atitudes para elevar o status do seu acervo como um todo são ações que melhoram a qualidade de seus dados e, assim, impactam em suas vendas.
Acompanhe as informações sobre o status de qualidade de seus títulos aqui: https://bit.ly/MT_relat

Garanta que os novos títulos adicionados preencham os critérios mínimos para você conquistar a Medalha de Ouro
Às vezes, o mais simples a ser feito é começar a mudar o nosso presente. Após garantir que as mudanças estejam sendo aplicadas no agora, podemos revisar o passado e corrigir ou complementar as informações necessárias. É claro que há outras estratégias, como trabalhar simultaneamente todos os títulos, mas, sabemos que o dia a dia do mercado editorial pode ser complicado. Então, que tal ir aos poucos? O importante é começar!

Defina uma estratégia para os títulos que estão sem classificação ou que estão classificados nos status de qualidade Bronze ou Prata
Você já deu os primeiros passos! O importante agora é revisitar o seu catálogo como um todo. Mas calma! Não precisamos realizar todas as alterações de uma vez. A partir da realização de um diagnóstico (passo 1), crie uma estratégia que contenha as etapas necessárias para elevar seus títulos de status. Definir as ações a serem tomadas e prazos para as suas conclusões são essenciais. Claro que as estratégias podem variar de acordo com tamanho do catálogo ou da situação atual de seu status de qualidade, mas ninguém conhece melhor o seu catálogo do que você mesmo. E a Metabooks vai acompanhar você nessa jornada!

Inicie a escalada para o Bronze. Afinal, ele está a apenas uma imagem de capa de você!
Você já preencheu os 18 campos obrigatórios no cadastro da Metabooks. Agora, que tal fazer o upload das capas de seus títulos para que todo o seu acervo seja qualificado como Bronze no status de qualidade? Siga as recomendações necessárias para a realização do upload: https://bit.ly/MT_capa

Fique atento aos requisitos dos arquivos de mídia. Eles os ajudarão a ficar mais eu próximo de seu objetivo
Tanto para o upload da imagem de capa quanto para subir outros arquivos de mídia como amostra de conteúdo ou capa 3D, você deve seguir os requisitos que estão disponíveis em https://bit.ly/MT_req. Disponibilizar outros dois arquivos de mídia na plataforma (além da capa) cria uma experiência mais relevante para seu cliente e coloca o seu título no status de qualidade Prata.

Defina o seu público-alvo e apareça para os seus potenciais clientes
Ao preencher o campo público-alvo, você permite que a sua audiência seja atingida de forma mais assertiva. Quais são os possíveis leitores do seu livro? Faixa etária, gênero, assunto de interesse e estilo de vida, por exemplo, são informações que nos ajudam a responder esta questão e que o ajudará a aparecer para o seu público!

Aprofunde-se no maravilhoso mundo das palavras-chave.
Não há limites de quantidade. O aconselhável é de seis a dez, mas você só precisa de três para colocar uma mão na medalha de prata! Neste artigo, nossas especialistas de qualidade dão dicas essenciais para o uso desse elemento crucial para destacar o seu título: https://bit.ly/mt_palavras-chave

Dê uma olhada carinhosa para os campos da classificação
Um título bem classificado permite que o leitor o encontre de forma fácil e eficiente. O BISAC e o Thema são classificações internacionais que descrevem o conteúdo do seu livro, e a combinação delas eleva o status de seu título. A Metabooks sugere automaticamente, por meio de um mapeamento interno, para você uma classificação Thema a partir da indicação de uma classificação BISAC. Fique atento e realize a confirmação de nossa sugestão, que estará indicada pelo símbolo (*). Assim, você estará mais próximo de conquistar a sua medalha de ouro.

Atualize ou confirme a manutenção dos campos de preço e de disponibilidade
Todos sabemos que os campos de disponibilidade e preço são fundamentais no cadastro de um produto. Mas, mesmo assim, às vezes, deixamos passar algumas atualizações… A realização dessas alterações (ou confirmação) ao menos uma vez por trimestre garante a nossos clientes a possibilidade de estar mais próximo de nosso status de qualidade Ouro.

Essa checklist traz dicas para que você consiga elevar a qualidade de seus metadados na plataforma e, assim, passe a atingir o seu leitor de forma mais eficiente, utilizando os recursos que a Metabooks disponibiliza para você. O uso desses recursos não se torna apenas um ativo da editora – que passa a ter o seu catálogo organizado e em segurança -, como também potencializa as vendas. E lembre-se: a Metabooks está com você nessa caminhada para o ouro!